" Crítica literária da música de Mente Luz e
Sister Afrika.
por Filipe Angelina
por Filipe Angelina
Nós Sociedade e os
Valores Perdidos" ou "Lufares de Novas Brisas da Poesia Cantada"
A hiper-música "A
Sociedade e os Valores Perdidos" dos jovens rappers ML e SA é, por excelência,
um marco axiológico de capital importância no Moçambique contemporâneo.
Primeiro,
devido à criatividade dialógica em que o conteúdo é apresentado, valor este acrescido quando consideramos que as rimas não deixaram de apadrinhar o casamento de versos ali formados, ou como quem tecnicamente o preferir expressar, versos repados. Segundo,
a linguagem informal e corrente que não se faz indiferente ao objectivo proeminente da música, que é, às claras, influenciar o seu potencial ouvinte, neste caso vertente, o público jovem, sem excluir, obviamente, outros níveis etários. A presente análise sucinta carrega este par de motivações.
Mesmo uma observação superficial da letra da música não pode deixar de notar, ao longo dela, quatro características principais:
devido à criatividade dialógica em que o conteúdo é apresentado, valor este acrescido quando consideramos que as rimas não deixaram de apadrinhar o casamento de versos ali formados, ou como quem tecnicamente o preferir expressar, versos repados. Segundo,
a linguagem informal e corrente que não se faz indiferente ao objectivo proeminente da música, que é, às claras, influenciar o seu potencial ouvinte, neste caso vertente, o público jovem, sem excluir, obviamente, outros níveis etários. A presente análise sucinta carrega este par de motivações.
Mesmo uma observação superficial da letra da música não pode deixar de notar, ao longo dela, quatro características principais:
I. TERMOS DE FAMILIARIZAÇÃO
Expressoes como
"what's up", "estou fish", "ando busy", "my
nigger", "big up", "bazar" e "ferar" fazem
com que o mais humilde dos ouvintes se sinta exclusivo destinatário da
mensagem. Este aspecto inclusivo é um fenômeno conscientemente criado pelos
autores e configuram-se-nos como uma retórica popular que, no dilúvio da
incompetência linguística em lusofonia a que muitos dos nossos conterrâneos
estão votados, serve-se da arca da salvação para uma compreensão do tema retratado
que é, outrossim, deveras crucial.
II. QUESTÕES DE GÉNERO
A figura de linguagem,
usada na música, em que se visa ter "mais noémias" (mulheres) no
movimento hip-hop, tem triplo sentido: (a) deseja-se que mais mulheres escrevam
e cantem rap, (b) esse desejo só será plenamente satisfeito se as tais novas
convertidas à congregação hiphop, tiverem um estro poético e, diga-se, também
uma mensagem geradora de espírito positivamente subversivo a título da poetisa
revolucionária Noémia De Sousa (indirectamente citada na música), por último,
mas não menos importante, (3) isto nos leva a pensar e a nos indagarmos 'o que
hodiernamente se faz na literatura moçambicana para que os escritores desta
geração sejam uma referência amanhã?
III. DEFESA DOS VALORES MORAIS
A ideologia contra o
hedonismo (doutrina, ou atitude, que coloca o prazer como o valor supremo da
vida) e contra o arrivismo (uso de qualquer meio para alcançar um fim)
coloca-se à defesa do bem comum, e porque "tá-se mal" - como diz a
Sister, e "importamo-nos com coisas não importantes" nas palavras do
Mente, é urgente resgatarmos a mais reluzente pérola social, isto é, os bons
princípios de vida por uma sociedade moralmente bem orientada.
IV. EXEMPLOS PRÁTICOS DE INCENTIVO AO COMPORTAMENTO POSITIVO
Aqui é reavivado o
adágio que advoga que 'o que se diz informa, o que se faz transforma', por isso
não deixam de fazer parte da música, exemplos práticos. Mente na primeira
pessoa mostra o quão é às vezes importante ignorar algumas desilusões do
passado, erguer a cabeça - como diz o povo - e seguir adiante; Sister Afrika ao
dizer que "quer ferar" (dormir) mostra que não é conveniente ser-se
noctívago, para além de nos dar uma lição de biologia que ilustra a importância
do sono para o reequilíbrio físico e psíquico. Também se fala, inda que de
passagem, da actual crise político-económica, nos catequizando sobre a
importância de andarmos informados sobre o nosso país e o mundo afora.
Conclusão
Neste pequeno estudo
desta grande obra musical, não nos preocupamos com os demais aspectos
artísticos, a não ser com a parte da letra, posto que nosso objectivo foi
tão-somente dar uma visão panorâmica do que se diz. A qualidade da música e ou
a beleza do beat (instrumental), que não são subestimados, parecem na verdade
alvos de valoração. Em curtas palavras, nosso foco foi o juízo de facto
(descrição) e não o juízo de valor (aspectos sonoros).
Ao ponto:
Como um ar assumidamente entusiástico, seria deficiente a nossa análise se não asseverasse, neste posfácio, que ouvir "A Sociedade e os Valores Perdidos" é ter aberta uma enciclopédia auditiva que faz passear pelo jardim do conhecimento, onde se podem ver flores Éticas, rosas Antropológicas e cravos Poéticos. Quem lança os olhos à paisagem temática aqui retratada, começa a ter um ideal de perfeição lírica. Quem se aventurar a entrar no jardim sairá, não somente com os ouvidos sácios de ouvir saberes, mas com a mente cheia de vozes que, na sala de aconselhamento do palácio consciência, apelam sem cessar: olhe para ti e mude de atitude!
Ao ponto:
Como um ar assumidamente entusiástico, seria deficiente a nossa análise se não asseverasse, neste posfácio, que ouvir "A Sociedade e os Valores Perdidos" é ter aberta uma enciclopédia auditiva que faz passear pelo jardim do conhecimento, onde se podem ver flores Éticas, rosas Antropológicas e cravos Poéticos. Quem lança os olhos à paisagem temática aqui retratada, começa a ter um ideal de perfeição lírica. Quem se aventurar a entrar no jardim sairá, não somente com os ouvidos sácios de ouvir saberes, mas com a mente cheia de vozes que, na sala de aconselhamento do palácio consciência, apelam sem cessar: olhe para ti e mude de atitude!
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